PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA DE BLOCOS DE CONCRETO

1/15

BENEFÍCIOS DA PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA

Os benefícios da piso intertravado de concreto são inúmeros. Não é à toa que cada vez mais são utilizados como revestimentos de calçadas, em estacionamentos, ruas, avenidas, locais públicos, garagens e áreas externas de empresas e residências.

Que a pavimentação intertravada de blocos de concreto, como também é chamado, é econômico, durável e sustentável, a maioria já sabe, mas hoje vamos ver como é fácil e rápida sua instalação.

Em primeiro lugar é necessário fazer o nivelamento do terreno deixando uma caixa (espaço onde será colocado o piso intertravado e o pó de pedra) de 8cm para a pavimentação intertravada de blocos de concreto de 4cm, 10cm para a pavimentação intertravada de blocos de concreto de 6cm e 12 cm para a pavimentação intertravada de blocos de concreto de 8 cm.

A compactação deve ser feita, nos casos de pavimentação intertravada de blocos de concreto para pedestre ou veículos leves, com compactador manual, mais conhecido como sapo, já nos casos de pavimentação intertravada de blocos de concreto para veículos pesados, a compactação deve ser feita primeiramente com rolo pé de carneiro (aquele com dentes no rolo), depois com o rolo liso.

Ainda nos casos para veículos pesados, é recomendável que seja colocado 15cm de bica corrida (BGS) compactado com rolo liso, para criar uma camada drenante embaixo do piso para que ele esteja apto a receber o piso intertravado. Depois disso, colocamos as guias de concreto para delimitação das ruas ou passeios e também para travamento do piso intertravado e em seguida é feito a instalação, ou seja, colocamos pó de pedra ou areia como base para começar a colocar o piso em cima.

A colocação de areia ou pó de pedra pode ser manual ou mecanizada, mas sempre antes da instalação o calceteiro deve nivelar o colchão com uma régua grande, aproximadamente 1,5m, para deixar a caída da água na posição corrta de forma que a queda fique para o lado da guia ou do ralo coletor.

Após o preparo da baso é feito o encaixe das peças do piso intertravado de concreto, existem inúmeros tipos de assentamento, depende do gosto do cliente ou do arquiteto como serão dispostas as peças. Após o encaixe, despejamos mais pó de pedra ou areia em cima do piso para serem usados como rejunte, é feito o vassouramento para que o rejunte penetre no meio das peças e então a compactação com placa vibratória.

Pronto! Simples, rápido e sem complicações o piso intertravado está instalado.

PARA SABER MAIS SOBRE PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA DE BLOCOS DE CONCRETO

Ligue para 19 3301-1429 ou clique aqui e entre em contato por email.